Pobres x rico

phpThumb_generated_thumbnailjpg        logo_alta1         Pan%20Am%20bid%20logo

Nesta sexta-feira, a Odepa – Organização Desportiva Pan-Americana – decide qual cidade será a sede dos Jogos Panamericanos de 2015. Bogotá (Colômbia), Lima (Peru) e Toronto (Canadá) são as candidatas (clique nos logos acima para acesso aos sites oficiais).

Atualmente a Odepa tem 42 países-membros. Para fazer parte da entidade, um país das Américas deve ter um Comitê Olímpico Nacional reconhecido pelo COI. Cada um desses comitês olímpicos nacionais tem direito a ser representado por dois delegados (um titular e um suplente) nas Assembléias Gerais da Odepa, como a que ocorre nesta semana.

Lima gastará menos com os Jogos, cerca de 300 milhões de doláres, ante os 380 milhões de dólares colombianos e o 1 bilhão de dólares prometidos pelos canadenses.

Por essas e outras, Toronto desponta como favorita, mas o “fator América do Sul”, fresco na memória do mundo olímpico, pode garantir o Pan de 2015 a Bogotá ou Lima, sendo que a capital do Peru leva uma desvantagem, para além da implicação econômica: o comitê organizador peruano prometeu não cobrar direitos de transmissão para os países pobres, o que levou irritação para a cúpula da Opepa.

A eleição é importante para o Brasil, por ser uma competição que o corre um ano antes dos Jogos do Rio, sendo que o Pan sempre foi mesmo um laboratório para os atletas latinos das Américas.

Carlos Nuzman, presidente do Co-Rio, está em Guadalajara, no México, onde acontece a assembléia da Odepa. O brasileiro apresentará o cronograma de ação para 2010 e fará um agradecimento especial aos membros da entidade.

Deixe um comentário