Nunca antes

Presidente Lula presenteia os líderes do G-5 (que tem Índia, México, África do Sul e China - com 6 votos no COI, ao todo) com a camisa da Seleção Brasileira, durante reunião em L'Aquila (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Presidente Lula presenteia os líderes do G-5 (que tem Índia, México, África do Sul e China - com 6 votos no COI, ao todo) com a camisa da Seleção Brasileira, durante reunião em L'Aquila (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Lula, em sua peregrinação pelo mundo, muito motivado pelas estratégias do Co-Rio, com espaço na agenda para chamar a atenção da mídia e dos votantes do COI, concedeu hoje, na Itália, mais uma das várias coletivas e exclusivas para falar do Rio 2016.

Essa parece ter sido a mais concorrida das coletivas, com presença do L’Equipe, AFP, EFE, AP, La Tribune e Press Association.

As perguntas são melhores que as respostas, que se repetem com as viagens seguidas do presidente. Na primeira delas, um repórter, não identificado pela degravação da Presidência, posiciona o Rio como favorita, após uma primeira etapa como azarão. Senão, vejamos:

Pergunta: Eu encontrei com o senhor em Beijing. Estava correndo por fora a candidatura do Rio de Janeiro. Hoje está entre os favoritos. O que pensa o senhor disso? Como o Rio de Janeiro passou de ser considerado…

Lula responde de forma protocolar.

Pergunta: O senhor tem que fazer um grande investimento em infraestrutura. Qual seria o montante a ser aplicado em infraestrutura? Qual é o orçamento? Onde seriam…

Lula apontou o PAC, sem a informação em mãos sobre números do projeto Rio 2016. Desconversa.

Pergunta: Então, esses novos investimentos… Qual é o orçamento que está previsto exclusivamente para as Olimpíadas no Rio de Janeiro?

Aqui, dá pra publicar a maluca resposta do presidente: Nós fizemos uma proposta de realizar os Jogos Olímpicos. Cada prefeito está apresentando tentando provar… O prefeito, o governador estão apresentando as propostas, e nós vamos trabalhar, enquanto governo federal, como apoio ao estado do Rio de Janeiro e à cidade do Rio de Janeiro.

Pergunta: Todo mundo conhece o amor do Brasil pelo futebol. O que o Brasil quer mostrar ao mundo do esporte nas Olimpíadas?

Lula tem comparado a campanha do Rio com as de Pequim e Sidney. Ele entende que as duas olimpíadas quebraram a rotina dos processos eletivos do COI.

Pergunta: Em comparação com as campanhas políticas… Como o senhor compara uma campanha política à campanha para o Rio de Janeiro? Quais são as diferenças, quais são as semelhanças (incompreensível)?

Lula tem dito que a primeira fase da eleição de outubro é o ponto-chave para o Rio. O presidente não vê muita semelhança. Não se pode falar mal dos concorrentes, e são poucos os votantes.

Pergunta: Qual vai ser o peso de Chicago, com Obama?

Resposta do presidente: Eu penso que o Obama deve estar fazendo o que eu estou fazendo, acho que o Zapatero está fazendo o que eu estou fazendo, e acho que o primeiro-ministro japonês está fazendo o que eu estou fazendo (incompreensível) ou seja… Eu, agora, vou encontrar com eles em Roma e vou pedir para eles o segundo voto. Vamos fazer uma troca: eles me dão o primeiro voto e eu dou o segundo para eles.

Pergunta: O que o senhor espera como retorno econômico, caso o Brasil… o que o senhor espera como retorno econômico das Olimpíadas e quanto o Brasil já gastou para organizar a Copa do Mundo?

Eis a resposta completa: Eu não sei quanto o Brasil já gastou porque essa é uma tarefa das organizações esportivas. (incompreensível) o representante do COI no Brasil. Eu, na verdade, não espero que uma Olimpíada venha a dar lucro a um país. O que eu acho, concretamente, é que todos os países que realizaram as Olimpíadas tiveram uma transformação extraordinária. Eu conheço bem Barcelona, eu vi o que aconteceu em Barcelona, eu vi as Olimpíadas da China, fui visitar onde será em Londres. E é uma motivação, uma motivação não apenas para o governo, mas para a iniciativa privada, e o legado que fica para o país é muito importante, de motivação para a sociedade, de autoestima da sociedade.

Deixe um comentário